Dr. Emílio Carlos Zanatta

CIRUGIÃO-DENTISTA

(CRO-23989)

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

 

DOR OROFACIAL

Graduação:

  • 1981 – Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES.

Pós-graduação:

  • 1985 – Especialização em Prótese Dentária – UNIMES, Santos.

  • 1994 – Mestrado em Prótese Buco Maxilo Facial – UNESP, São José dos Campos.

  • 2000 – Doutorado em Materiais Dentários – USP, São Paulo.

 

Registro de patente:

  • Dispositivo Anterior Funcional – DAF, localiza, registra e transfere para o articulador dados da relação entre mandíbula e maxila. Utilizado na clínica para o estudo da oclusão (como os dentes se tocam).

 

Exerce a função docente de:

  • Professor de Oclusão do curso de especialização em Ortodontia da Unisanta.

Exerce a função profissional nos endereços:

  • Santos: Rua Luis Suplicy, nº 35 – Gonzaga – (13) 3223-5689 / 3234-7270.

  • São Paulo: Av. Vereador José Diniz 3457, sala 712, Campo Belo / Medical Center – (11) 5093-9557 – (11) 99608-2599.

DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES (dtm)

A definição de DTM num significado mais amplo considera o conjunto de transtornos articulares e musculares na região da face, que são caracterizados principalmente por dor, ruído nas articulações e função mandibular irregular ou com desvio.

O DAF contribui para relacionar os modelos de gesso (cópia do molde da boca do paciente), e confeccionar o aparelho interoclusal também conhecido como placa miorelaxante, ou ainda outros tipos como placas para ronco e apneia.

O uso do aparelho interoclusal nos permite avaliar num período de 45 a 90 dias os relatos do indivíduo, sugerindo o diagnóstico diferencial quanto às dores de cabeça, musculares e/ou articulares que porventura esteja sentindo na região da cabeça e pescoço.

Assim, identificado a origem do problema podemos definir qual a relação com a Odontologia e somente aí indicar a conduta mais apropriada.

A associação de outras áreas da saúde, entre elas Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Otorrinolaringologia e Neurologia, podem necessitar de atuação em conjunto com a Odontologia, com o objetivo de proporcionar ao indivíduo o melhor bem estar e conforto.

Os fatores que contribuem para o quadro de dores na região da face - DTM (cabeça, pescoço nuca e ombro) são os:


  • Encaixe dental errado.
  • Apertar ou ranger de dentes.
  • Má postura da cabeça durante o trabalho ou estudo.
  • Sobrecarga emocional (stress) gerando maior tensão muscular.
Após a utilização deste tipo de dispositivo, o planejamento de cada situação clínica com estudo detalhado do encaixe dental torna-se facilitado, aumentando a previsibilidade do resultado do tratamento odontológico.




Desordens temporomandibulares (DTM)


A definição de DTM num significado mais amplo considera o conjunto de transtornos articulares e musculares na região da face, que são caracterizados principalmente por dor, ruído nas articulações e função mandibular irregular ou com desvio. O DAF contribui para relacionar os modelos de gesso (cópia do molde da boca do paciente), e confeccionar o aparelho interoclusal também conhecido como placa miorelaxante, ou ainda outros tipos como placas para ronco e apneia. O uso do aparelho interoclusal nos permite avaliar num período de 45 a 90 dias os relatos do indivíduo, sugerindo o diagnóstico diferencial quanto às dores de cabeça, musculares e/ou articulares que porventura esteja sentindo na região da cabeça e pescoço. Assim, identificado a origem do problema podemos definir qual a relação com a Odontologia e somente aí indicar a conduta mais apropriada. A associação de outras áreas da saúde, entre elas Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Otorrinolaringologia e Neurologia, podem necessitar de atuação em conjunto com a Odontologia, com o objetivo de proporcionar ao indivíduo o melhor bem estar e conforto.





PLACAS INTEROCLUSAIS

As chamadas placas interoclusais possuem indicações clínicas para tratamento das disfunções temporomandibulares (DTM). Estas DTM podem ocorrer em indivíduos nas mais diferentes idades, seja homem ou mulher, com todos os dentes, ou ainda que tenha perdido um deles na infância ou até mesmo todos e faça uso de próteses.

DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES (dtm)

LUÍS ANTÔNIO DE ARRUDA AIDAR ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO)

 

  • Facebook
  • Instagram

(13) 3223-5689 | (13)  3234-7270

R. Luíz Suplicy, 35 - Gonzaga, Santos - SP, 11055-330, Brazil

CONTATO

© Copyright 2019 |  Dr. Luís Antônio de Arruda Aidar | Ortodontia e Ortopedia Facial   

Produzido por: Adriana Cruz Designer - www.adrianacruzdesigner.com.br        (13) 97403-7286

20-400x300