top of page
logo.png

Tratamentos

Dr. Luís Antônio de Arruda Aidar

RONCO - APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

A apneia é um distúrbio respiratório caracterizado pela interrupção temporária da respiração durante o sono. Apresenta múltiplas repercussões, quais sejam, orgânicas, as que incluem desde hipertensão arterial ou arritmias cardíacas e psicológicas. Parada cardiorrespiratória e acidente vascular cerebral (AVC) têm sido associados, freqüentemente, à apneia do sono. A obstrução das vias aéreas se agrava, na maioria dos casos, por fatores anatômicos locais. A esses fatores somam-se o colapso das paredes laterais da orofaringe, a queda da língua sobre o véu palatino e a faringe, e o fechamento concêntrico da hipofaringe durante o sono, diminuindo, ainda mais, a luz do espaço aéreo.

SAOS-600x283.png
  • O dente com tratamento endodôntico não corre mais o risco de adquirir cárie?
    Caso o elemento dental não esteja restaurado devidamente sem infiltração, está susceptível como qualquer outro dente podendo levar ao seu retratamento.
  • O tratamento de canal enfraquece os dentes?
    O tratamento endodontico em si não enfraquece em nada o elemento dental caso seja realizado por especialista consciente que o executara de forma mais conservadora devido a sua maior habilidade em relação ao clínico geral.
  • Importância do tratamento de canal
    A finalidade do tratamento é a manutenção de um dente que foi danificado em sua estrutura, por cáries na maioria dos casos, ou por traumas; Importante na descontaminação de bactérias que em alguns casos, estão no interior do dente que podem levar a danos sistêmicos como endocardite bacteriana; Deverá ser realizado por especialista e com os devidos cuidados como isolamento absoluto.
  • O tratamento de canal escurece os dentes?
    Hoje em dia isso não é mais preocupante, pois não se usa mais cimentos na obturação de canais que contenham na sua composição a limalha de prata.Porém, em casos de traumas onde ocorre uma hemorragia interna,poderá sim ocorrer esse escurecimento caso o paciente demore a procurar o profissional devendo futuramente recorrer a um clareamento interno.

Referências Bibliográficas

Maciel R N, Miranda M. Distúrbios do sono. In: Maciel R N e colaboradores. ATM e Dores Craniofaciais – Fisiopatologia Básica. 1a ed. São Paulo:Livraria Santos Editora Ltda;2003.p.361-381.

Almeida FR, Lowe AA, Sung JO, Tsuiki S, Otsuka R. Long-term sequellae of oral appliance therapy in obstructive sleep apnea patients: Part 1. Cephalometric analysis. Am J Orthod Dentofacial Orthop 2006;129:195-204.

bottom of page