Dr. Jorge Martins de Carvalho Jr

CIRUGIÃO-DENTISTA (CRO-23124)

IMPLANTODONTIA

PRÓTESE

DENTÍSTICA RESTAURADORA

ESTÉTICA DENTAL

Graduação:

  • Formado pela Universidade Metodista de São Paulo em  1980 (UMESP)

 

Pós-graduação:

  • Especialista em Prótese Dentária pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

 

Um implante dentário tem função de substituir a raiz de um dente perdido e de servir de fixação de um dente artificial, tipo coroa e porcelana, no lugar. O implante dentário imita a natureza e é para ser fixado firmemente na mandíbula e fixar um dente em seu lugar.

O implante é um parafuso de titânio que é bem tolerado pelo corpo humano. Sabemos também que o titânio adere muito bem a ossos humanos. O implante dentário é inserido cirurgicamente sob anestesia local . Depois de cicatrizada a raiz artificial age como uma base para a futura coroa de porcelana que é a parte visível do dente . O implante dentário pode ser usado para substituir um dente, mais de um dente ou todos os dentes.

Exerce a função profissional nos endereços:

  • Santos: Rua Luis Suplicy, nº 35 – Gonzaga – (13) 3223-5689 / 3234-7270.

PRÓTESE SOBRE IMPLANTE


Quando se perde a raiz, independente do motivo, tem que ser colocado um IMPLANTE no lugar, o qual é um PARAFUSO DE TITÂNIO que é fixado no osso da maxila ou da mandíbula, substituindo assim a raiz do dente. DEPOIS A PRÓTESE SOBRE IMPLANTE é a coroa de porcelana colocada parafusada ou cimentada no mesmo IMPLANTE ( O PARAFUSO DE TITÂNIO ) ou seja, o dente branquinho que vemos na boca ! Em caso de perdas parciais ou de mais dentes onde ainda existam remanescentes dentários podem ser utilizados próteses unitárias ou parciais fixas sobre implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo as funções mastigatória do paciente .




MÉTODOS DE FIXAÇÃO


Dois tipos : Próteses Parafusadas: São próteses fixadas aos implantes através de parafusos e são utilizadas em casos de próteses fixas com dois ou mais elementos. Só são contraindicados em casos onde o local de entrada dos parafusos de fixação das próteses estejam em regiões em que possam ficar visíveis e comprometer a estética. É aí que se colocam as Próteses Cimentadas. Próteses Cimentadas: São próteses fixadas aos implantes através de cimentos odontológicos . Nestes casos a fixação é praticamente permanente só podendo ser removida pelo cirurgião dentista em casos especiais e não para simples manutenção periódica.




DENTADURA PRAFUSADA SOBRE IMPLANTES TIPO PROTOCOLO


A prótese sobre implante deste tipo é um como uma dentadura que se fixa sobre implantes dentários. Enquanto as dentaduras convencionais, para se manterem imóveis apoiam-se nas gengivas, as próteses sobre implantes fazem uso de implantes para se fixar na boca do paciente, se tornando assim imóveis. Utiliza-se a prótese tipo dentadura sobre implantes em casos no qual o paciente requer um método de fixação mais eficiente do que uma prótese removível ou também que há uma perda total de dentes. Só quem usa uma dentadura inferior sabe o quanto é difícil a mesma se fixar e permanecer imóvel ! …ainda mais quando o paciente perdeu os dentes há anos, quando o rebordo (região gengival e óssea) está bem fino e com pouca altura impossibilitando a estabilidade de uma prótese tipo dentadura. As próteses tipo dentadura parafusada sobre implantes são muito bem indicadas para a arcada inferior, pois as dentaduras convencionais tendem a ser mais instáveis na mandíbula. Geralmente a mandíbula tem um osso mais compacto possibilitando a instalação dos implantes e da prótese com carga imediata, isto é, imediatamente ou até 48 horas após a cirurgia . A prótese tipo dentadura parafusada sobre implantes também pode ser feita na arcada superior e é perfeitamente possível conceber uma prótese sobre implantes para ambas as arcadas e é indiscutível a segurança e estabilidade quando as próteses estão fixas e estáveis pelo fato de as mesmas estarem parafusadas nos implantes fixados no osso. Os dentes das próteses podem ser de porcelana ou acrílico como em qualquer dentadura e simularão perfeitamente a dentição natural.




RESTAURACÕES COM RESINA FOTOPOLIMERIZÁVEL


São restaurações feitas com resina na cor do dente e sendo assim a sua grande vantagem é a estética. Quando corretamente indicada as resinas restauram o dente de forma conservadora, pois se aderem ao dente como “cola” .assim, não requerem desgaste de tecidos dentários sadios, ou seja, o dentista pode remover apenas a cárie ou a restauração antiga. Já as restaurações metálicas precisam de cavidades maiores e retentivas e isso envolve desgastes desnecessários dos dentes . Outra vantagem é o fato da dureza da resina ser mais semelhante a do dente que dos metai . É comum ocorrerem fraturas de dentes que apresentam grandes restaurações metálicas pelo fato da alta rigidez dos metais.




COROAS EM ZIRCÔNIA E PORCELANA SEM METAL


Uma coroa de Zircônia é considerada uma prótese de qualidade superior, que é forte, durável e visualmente com estética atraente, em comparação com outros tipos de próteses. Coroa em Zircônia permite a passagem da luz como um dente normal faria, o que lhe confere uma estética natural, ao contrário de coroas que possuem metal que não deixam a luz passar e sendo assim não permitem que o dente tenha uma aparência natural . Coroas em Zircônia combinam muito com os dentes naturais da sua boca por causa da sua estabilidade de cor e resistência, pois nunca muda a cor e além disso, o material para fabricar as coroas de Zircônia é TOTALMENTE BIOCOMPATÍVEL com o corpo humano e não irá causar quaisquer agressões aos tecidos vivos, como por exemplo, causar uma reação alérgica. Então como não tem metal dentro da coroa de Zircônia isto significa que nenhuma linha preta fica na borda da gengiva o que é uma característica comum de coroas de porcelana com metal.




CLAREAMENTO DENTAL CASEIRO


Clareamento caseiro é uma forma para fazer um branqueamento dentário . Apesar do sucesso dos clareamentos dentais caseiros é preciso seguir a risca as recomendações do seu dentista para obter sucesso no procedimento. MOLDEIRAS DE CLAREAMENTO As moldeiras personalizadas são fabricadas especialmente para a dentição de cada paciente, feitas no consultório do dentista através da moldagem dos dentes e da gengiva . Elas dão duas boas vantagens . Primeiro ajudam a maximizar os efeitos de clareamento e em segundo minimizam o potencial de efeitos secundários . As placas de clareamento são transparentes, normalmente fabricados em silicone flexível e confortável. CLAREAMENTO EM CASA O paciente faz o clareamento diariamente em casa, aplicando os produtos indicados pelo dentista, com a utilização da moldeira . Muitas pessoas optam por fazer o clareamento dental durante a noite enquanto dormem, considerando o tempo disponível e a dificuldade de falar em decorrência do uso das moldeiras . A vantagem disto é que a quantidade total de gel utilizada e o número de tratamentos vão ser mínimos . Isto porque cada aplicação do gel de clareamento dental vai ficar na moldeira o tempo suficiente para dar o efeito completo. As aplicações podem ser feitas durante o dia com o gel de peróxido de hidrogênio de 6% a 7,5% durante 1-2 horas dependendo do caso . O tempo de tratamento vai depender da análise feita pelo profissional, que irá considerar fatores como a concentração de manchas e amarelamento em função de comidas, tabaco e o processo de envelhecimento os resultados são percebidos já na primeira semana do tratamento.





FACETAS LAMINADAS DE PORCELANA COM MORDIDA ABERTA ANTERIOR

NÚCLEO – PINO ESTÉTICO SOBRE IMPLANTE DE TITÂNIO

COROA PURA DE PORCELANA E-MAX  INSTALADA

LUÍS ANTÔNIO DE ARRUDA AIDAR ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO)

 

  • Facebook
  • Instagram

(13) 3223-5689 | (13)  3234-7270

R. Luíz Suplicy, 35 - Gonzaga, Santos - SP, 11055-330, Brazil

CONTATO

© Copyright 2019 |  Dr. Luís Antônio de Arruda Aidar | Ortodontia e Ortopedia Facial   

Produzido por: Adriana Cruz Designer - www.adrianacruzdesigner.com.br        (13) 97403-7286