
Dra. Ana Cláudia B. C. Mendes
CIRURGIÃ-DENTISTA (CRO-95415)
Graduação:
-
Graduada pela Faculdade UNIFENAS – ALFENAS
Pós-graduação:
-
Especializada em Odontopediatria pela UNESP – ARARAQUARA.

Exerce a função profissional nos endereços:
-
Santos: Rua Luis Suplicy, nº 35 – Gonzaga – (13) 3223-5689 / 3234-7270.
ODONTOPEDIATRIA
.jpg)
A odontopediatria cuida da saúde bucal das crianças. É responsável pela higiene não só das crianças, mas também dos bebês e das gestantes. É importante que as mães procurem esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
O tratamento para crianças requer cuidado especial. Precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não se torne uma tortura. O ambiente também deve ser descontraído, fazendo com que a criança se sinta confiante.
Desde de 2000 atuando como profissional preparado para cuidar de crianças desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada ao atendimento de bebês, crianças e adolescentes, com o objetivo de educar e promover a saúde oral da criança.
ASSIM PODENDO PREVENIR:
-
Erosão dental: desgaste acentuado do dente;
-
Cárie dental: doença no dente;
-
Doença periodontal: na fase inicial (gengivite) com a doença na gengiva, e na fase mais severa (periodontite) com doença nos outros tecidos que suportam os dentes;
-
Oclusopatias: alteração no encaixe dos dentes e/ou arcadas;
-
Traumatismos orais: quedas e batidas na boca.
Com as visitas regulares cria-se um vínculo de confiança entre a família, o profissional e a criança, tão importante para o sucesso das ações odontológicas preventivas.
Como ação odontológica preventiva, o odontopediatra atua no estímulo da escovação, com orientação da escovação e uso do fio dental.
CÁRIE DE MAMADERIA

ODONTOLOGIA EM GESTANTES
BEBÊS TAMBÉM VÃO AO DENTISTA
Em relação ao tratamento odontológico, este consiste na técnica de profilaxia dentária seguida de aplicação de flúor e selante nos dentes molares, para que se evite a instalação da doença cárie.

O tratamento para cárie, quando esta já está instalada, pode ir desde uma simples restauração até casos mais graves, como tratamento de canal e prótese.

Cárie instalada


Tratamento de canal.
Tratamento com coroas pré-fabricadas.
Como vemos, temos inúmeros tratamentos reabilitadores, porém a prevenção ainda é o melhor remédio.
Por isso ao aparecer o primeiro dente de leite ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra.
